quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O que você precisa saber antes de compra seu Notebook

notebooks  blog
Mais caros que os computadores convencionais os Notebooks além do preço existem algumas diferenças que podem trazer alguun problemas futuros, por isso é importante saber qual o que se adequa  à suas necessidades para assim efetivar a comprar.

Alguma atividades são comuns nos computadores desktop, já nos notebooks não são permitidas tais como inserção de memoria ,troca de teclado,substituição do processador e inserir mais HD.Portanto na hora da compra considere os seguintes pontos:

Tamanho e resolução da tela:

Os aparelhos variam de medidas,os mais comuns são aparelhos de 14 ou 15 e 17 polegadas. Mas existem outras opções menores com tela de (13″,12″,11″ até os netbooks) são leves e bem mais fáceis de carregar.
Recomendações:
Alguns aparelhos com tela 11,12 ou 13 não tem drives de cdrom.
Quanto maior a tela , melhor a visualização. No entanto, quanto maior a tela, menor a portabilidade e maior o consumo de energia. Então ao escolher o tamanho da tela analise a suas necessidades primeiro.Você pode usar aparelhos com tela de 14 ,15 ou até mesmo 17"polegadas. Mas se pretende transportar o aparelho recomendamos uma tela menor de 11,12 ou 13"polegadas,pois ajuda a diminuir o espaço que o aparelho ocupa na bolsa ou na pasta. Existem também notebooks com telas widescreen estão cada vez mais comuns eles possuem telas mais largas horizontalmente e podem ser úteis na visualizações de filmes ou de planilhas.

Teclado:

Alguns aparelhos costumam ter teclado padrão internacional, Isso quer dizer que algumas teclas que estamos acostumados a usar podem estar deslocadas,nesse caso verifique se o teclado está na norma da ABNT-2 ou se não haverá problemas em usa-lo.
Conforto,distancia de teclas e teclado numérico devem se observados.

Peso:

Os aparelhos mais leves têm telas menores, e vice-versa. Eles variam de 2 e 3kg, aproximadamente. A leveza pode ser obtida abrindo mão da duração da bateria,porém não recomendamos abrir mão deste item .

Bateria:

As baterias duram em torno de 3-4 horas,caso passe períodos longos longe de uma fonte de alimentação considere um item extra na bolsa ou na pasta.Em telefones celulares, smartphones e principalmente em notebooks, ainda não é possível contar com um tipo de bateria que dure por um tempo considerado adequado. De qualquer forma, a escolha da tecnologia certa é capaz de acrescentar algum tempo de utilização. Atualmente é recomendável o uso de baterias do tipo íons de lítio. Estas costumam ter carga mais duradoura, sua vida útil é maior e não acrescentam custo considerável ao notebook. Um detalhe importante: se você precisa usar seu notebook pela bateria constantemente, é recomendável adquirir um modelo que permita acrescentar uma bateria extra. Há modelos desse tipo que simplesmente têm espaço para mais uma bateria ou que permitem a retirada do drive de CD/DVD para o encaixe da nova bateria. Considere também a compra de modelos com bateria de pelo menos 6 células. Na prática, quanto mais células, mais o seu portátil permanecerá ligado longe da tomada.

CD, DVD , BlueRay,LightScribe e leitor de cartões de memória:

No caso cds e dvds você obrigatoriamente terá que optar por eles,já que o DVD é necessário para backups em geral ,mas você precisará de um drive então os netbooks estão descartados de sua lista, o LightScribe é uma nova tecnologia que permite gravar o rótulo do DVD na outra face da gravação ou seja quando termina a gravação do DVD, vira-se o "disco" do outro lado e grava-se título, imagem, descrição etc...,outro item já no mercado é o BLueRay para vídeo de alta definição e armazenamento de dados de alta densidade.
Pequenos detalhes fazem a diferença. Os notebooks com leitor de cartão de memória (SD, Mini e micro SD, Memory Stick e outros) agilizam o trabalho.
Recomendações:
O LightScribe é o BLueRay são um tanto que recentes então os preços não são tão acessíveis assim.

Conexões e acessórios:

Não esqueça de leitores de catão de memória, adaptador bluetooth ,mouse, pendrive,webcam e até mesmo de um modem dial up.
Recomendações:
O bluetooth ainda não estão tão populares por aqui,mas você pode optar por compra um adaptador bluetooth com porta USB.

HD – Disco Rígido:

Se você pretende armazenar vídeos, músicas,fotos além de programas, terá de escolher um HD maior.Os notebooks em sua maioria possuem 80GB,recomendamos um 120GB ou 200GB(verifique se esta fora de linha ), caso você ache pouco,poderá aumentar a capacidade a partir de um HD externo.
Recomendações:
Para evitar um aumento expressivo de custo só escolha um HD maior caso tenha extrema necessidade outro ponto importante é a rotação por minuto, um HD comum roda à 7.200 RPM , existem HDs que rodam à 4.200 RPM ou 5.400 RPM recomendamos HDs com pelo menos 5.400 RPM.
Memória RAM:
Ao escolher a quantidade de memoria não esqueça de considerar quais atividades serão desemprenhada no notebook como por exemplo jogar ou utilizar programas,o ideal é não menos de o1GB, pois ela é responsável pelo desempenho da maquina, do contrário terá problemas ao rodar muitos aplicativo.
Recomendações:
Use no mínimo 2GB caso você pretenda jogar.

Processadores:

Existem duas no mercado: Intel e AMD cada uma com diversas opções de modelos. Modelos maiores ganham em velocidade,porém são mais caros,além de esquentarem e consumirem mais energia.
Bom,não é necessário escolher o mais veloz, também não escolha um que já ultrapassado. O interessante nesse item é optar por um processador que economizem energia,
Recomendações:
Considere os processadores Core 2 Duo (Intel) ou o Turion (AMD) direcionados a portáteis.

Placas de Vídeo:

Para jogar,trabalhar com animações e aplicativos 3D ou mesmo assistir filmes é recomendável escolher um notebook com uma boa placa de vídeo.Existem no mercado duas grandes marcas a ATI Radeon e Nvidia GForce.
Recomendações:
Seja minucioso (a) ao escolhe a placa de vídeo, hoje em dia os notebooks de custo baixo e médio não possuem possibilidade de expansão de vídeo, pois o mesmo se encontra integrado ao chipset.É possível um upgrade na placa de vídeo,mas o custo é inviável.
Mobile PCI Express Module ou mxm, é o nome do slot de expansão de placas de vídeo criado pela Nvidia.
Advanced Express I/O Module ou axiom é o nome do padrão criado pela ATI .


Marca:
Os principais fabricantes de computadores de notebooks são HP, IBM/Lenovo, Dell, Toshiba, Asus, Sony, Apple e LG,Positivo e Amazon PC.

Assistência técnica e garantia:

Verifique se a marca desejada possui uma rede de assistência técnica na sua região ou cidade,se ela fornece suporte seja por e-mail ou telefone e prazo de garantia. Related Posts with Thumbnails

Um comentário:

Anônimo disse...

Perfeito esse post vai ajudar muita gente leiga como eu...


um forte abraço